sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cupuaçu!!


O Cupuaçu é uma fruta exagerada : grande, pesada, volumosa, perfumadíssima...
É originário da Amazônia, e pertence à mesma família do cacau.Árvores pequenas de até 10 metros de altura se cultivadas, e cerca de 18 metros quando silvestres. Ramos flexíveis.
As folhas, muito grandes, chegam às vezes a cinquenta centímetros de comprimento, longas, de coloração ferrugínea na face inferior e verde na face superior.
As flores vistosas, brancas, reunidas em inflorescências, prendem-se diretamente no tronco.
O fruto tipo baga é oval, alongado com perto de 25 centímetros de comprimento. A casca é dura, lisa, lenhosa, de cor acastanhada. A polpa é branca, abundante em volta das sementes, ácida e muito aromática. Pode ser usada como matéria prima na fabricação de sucos, cremes de sorvete, bombons, geleias, tortas, etc.
Amadurece nos meses chuvosos de Dezembro á Abril.

Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia.

As características semelhantes ao cacau permite que, além da produção da polpa, as sementes de Cupuaçu possam ser usadas também para fabricar um tipo de chocolate. Existem iniciativas em várias regiões do Brasil para desenvolver o chocolate de cupuaçu, também chamado de "cupulate".

Povos indígenas, assim como comunidades locais ao longo do Amazonas, cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento, desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis. O povo Tikuna utiliza as sementes do Cupuaçu para dores abdominais.

Árvore de Mamão

Mamãopapaia ou ababaia, é o fruto 

do mamoeiro ou papaeira.

Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo.

Consumo
O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.
Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Valor Nutricional 
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno(média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

Classificação cientifica
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Brassicales
Família:Caricaceae
Género:Carica
Espécie:C. papaya

O uso do blog como estratégia de ensino e como webfólio no ensino de ciências numa perspectiva sustentável


O USO DO BLOG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E COMO WEBFÓLIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL


Willianir Fernandes de Assis 
Juliene Silva Vasconcelos 


RESUMO

O presente artigo aborda fundamentos e a utilização de ferramentas tecnológicas, principalmente blog e webfólio, no ensino fundamental, com o foco no ensino de ciências, bem como, sua eficiência e importância como estratégia pedagógica, principalmente o uso do blog como webfólio, ou seja, um portfólio adaptado, no ensino fundamental de ciências, através de um método construcionista de ensino e de uma educação significativa, na perspectiva de uma educação sustentável. O artigo foi baseado no projeto desenvolvido nos sétimos anos 1, 2, 3 e 4 e nos oitavos anos 5 e 6 da Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho, no Município de Uberlândia/MG, no ano letivo de 2009, no cotidiano de um fazer pedagógico em parceria com os alunos.

Palavras-chave: blog, webfólio, ferramentas tecnológicas, construcionista.


Leia mais em: http://webartigos.com/artigos/o-uso-do-blog-como-estrategia-de-ensino-e-como-webfolio-no-ensino-de-ciencias-numa-perspectiva-sustentavel/37458/#ixzz3QylMZ4gU